
NOSSA HISTÓRIA
No dia 25 de setembro de 1993, a Primeira Igreja Batista Brasileira em Lucas do Rio Verde foi organizada pela Igreja Batista em Sorriso-MT, em um concílio que contou com a presença de vários pastores e 24 membros fundadores — alguns ainda fazem parte de nossa membresia. O primeiro pastor foi o Pr. Luiz Godinho de Macêdo, hoje pastor emérito de nossa igreja.
Desde a sua fundação, a PIB de Lucas foi conduzida por quatro pastores: Luiz Godinho de Macêdo, Levi Godinho, Paulo de Tarso e Cláudio Malafaia. Atualmente, é pastoreada pelo Pr. Wemerson Antonio, que desde 2014 tem liderado a revitalização, o fortalecimento e o crescimento da igreja.
Hoje, a PIB de Lucas mantém três congregações: a 3ª Igreja Batista em Lucas, a 4ª Igreja Batista em Lucas e a Congregação Batista em Tapurah-MT. Além disso, ao longo dos anos, organizou outras igrejas: a Primeira Igreja Batista em Nova Mutum, a Segunda Igreja Batista Vida Plena em Lucas do Rio Verde e, em 2025, a mais recente, a Primeira Igreja Batista em Itanhangá-MT.

.jpeg)
Com a visão de ser uma igreja relevante e influente, a PIB de Lucas também se dedica ao serviço comunitário. Em 2016, fundou a Associação Batista Luverdense, responsável por programas e projetos sociais em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Entre eles, destaca-se o Programa PEPE Preciosidade, que atende crianças de 4 a 9 anos em situação de vulnerabilidade social, emocional e espiritual.
Em 2023, celebramos a fundação do Colégio Batista Luverdense, uma escola confessional comprometida com a educação de excelência, integrando o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e espiritual dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Desde sua organização, a igreja guarda no coração a mensagem de Efésios 3.10-13, que nos inspira a proclamar a multiforme sabedoria de Deus e perseverar com fé e coragem:
“A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele. Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.”
Também guardamos como inspiração o hino 411 CC – Dia Festivo:
“Ó, cantemos, pois, com alegria,
Neste grande e mui festivo dia!
Vê, vê o que nos fez o Rei dos reis!”
Que esta seja sempre a nossa atitude: celebrar e testemunhar as vitórias de Cristo através da Sua Igreja.
.jpeg)






